Por: Lê Carvalho
De quanto é o Salário para um atleta infantil???

A Lei 9.615/98 (Lei Pelé) regula o contrato de trabalho no desporto e também trata dos adolescentes maiores de 14 anos e menores de 20 anos, que recebem um auxílio financeiro em forma de uma bolsa de aprendizagem para atuarem no clube com o qual tenham contrato firmado.

Ocorre que a realidade é muito diferente às condições que os clubes brasileiros apresentam para esses atletas, e também na contratação de crianças baseando-se nesse preceito legal.

Não há dúvida de que o trabalho infantil é tema de enormes debates e campanhas mundiais contrários a sua realização, mas no desporto a sociedade de modo geral apresenta uma grande aceitação. Um dos grandes motivos para essa aceitação é a solução financeira que as famílias mais carentes enxergam na criança praticante de futebol.

Não importa se é um programa de TV com crianças em uma competição de vozes aos domingos, se e a Maisa que  apresentava programa infantil no SBT ou se são atletas menores de idade defendendo um clube...

É um trabalho, e os pais usam os filhos nesse trabalho na Esperança de ter lucros futuros...
Mas na verdade, criança tem que brincar de futebol, brincar de cantar, brincar de atuar e não trabalhar para empresas, clubes ou para os pais.